19° Hair Brasil
traz novidades e soluções para profissionais do setor de beleza, que ainda
enfrenta efeitos da pandemia
Principal
evento da área na América Latina será realizada entre os dias 26 e 29 de março,
no Expo Center Norte, com mais de 900 marcas expositoras e 100 atividades
educacionais e profissionalizantes. Expectativa dos organizadores é receber 80
mil visitantes
São Paulo, março de 2022 – De acordo com dados da
pesquisa “O Impacto da pandemia do coronavírus nos pequenos negócios” do
Sebrae, com o avanço da vacinação, a maior parte das empresas já retornou ao
funcionamento (81%), sendo que 64% delas precisou operar mudanças em suas
rotinas. No setor de beleza, um dos mais afetados pela pandemia, 79% tiveram um
faturamento menor que o esperado em novembro de 2021. Nesse sentindo,
profissionais de salões de beleza, cabeleireiros, maquiadores, manicures e
esteticistas precisam se reinventar e agora buscam novas propostas para
fomentarem os negócios.
Trazendo novidades e soluções para o
setor, a Hair Brasil - Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética,
mais importante evento profissional de beleza da América Latina retoma seu
evento presencial entre os dias 26 e 29 de março, no Expo Center Norte,
em São Paulo. Durante quatro dias, mais de 900 marcas expositoras apresentam as próximas tendências
para cabeleireiros, esteticistas, dermatologistas, administradores de salões e
clínicas de beleza e estética, maquiadores, manicures, visagistas, entre outros
profissionais do universo da beleza de todo o Brasil e de vários países da
América Latina. A expectativa dos organizadores da Hair Brasil é receber 80 mil
visitantes.
O evento
consolida seu pilar de atualização profissional com o 19º Fórum Educacional Hair Brasil, que inclui uma intensa programação
de workshops, congressos, seminários, competições, palestras e encontros.
O
diretor geral da Hair Brasil, Jeferson Santos, reforça a importância do evento
para os profissionais se atualizarem e para os expositores lançarem seus
produtos e serviços em um ambiente ideal para fechar negócios. “Ainda mais
agora, após um período mais crítico de pandemia, em que diversos profissionais
da beleza precisaram se reinventar, a Hair Brasil se coloca como principal
plataforma de negócios e lançamentos de produtos, serviços e novas tecnologias,
voltada para os profissionais que estão dispostos a retomar seus negócios e
ampliar conhecimentos”, comenta.
Entre as novidades desse ano estão o circuito
profissional de ondulados, cacheados e crespos, com curso totalmente desenvolvido para atender as necessidades
de atualização e especialização técnico-prática. O Grupo Laces antecipa
sua participação na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas
(COP27) com espaço exclusivo na Hair Brasil, que traz exemplos da ESG na
prática, como o projeto Bioma por Laces, por meio do qual salões de todo
Brasil podem adotar sustentabilidade combinada com terapias capilares,
coloração 100% vegetal e diversas outras iniciativas inovadoras. O estande vai
trazer o ambiente único do Laces unindo tecnologia e realidade aumentada.
Outros
nomes importantes do mercado confirmados para o evento são Celso Kamura,
Wanderley Nunes, Marco Antonio de Biaggi, Rodrigo
Cintra, Romeu Felipe, Cris Dios, Rodolfo
Carvalho e Warren Norton, além do parceiro
internacional OMC Coiffure (Organisation Mondiale Coiffure).
Dentre
os expositores, alguns dos destaques incluem o lançamento da marca de haircare WESS
Professional, vegana e criada especialmente para atender as necessidades
das brasileiras, tendência crescente tanto nos cuidados dos cabelos quanto no
skincare. Outra marca que será lançada no evento é a D’Arco, com
produtos para cabelo, corpo, skincare e unhas, incluindo linha masculina. Elas
estarão ao lado de grandes players como a Olenka, de Rodrigo Cintra, e GA.MA
Italy.
Mercado
O Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial de consumo de
produtos de beleza, além de representar 45,8% de todo o consumo da América
Latina, de acordo com o Euromonitor 2020, e também configura um importante
centro de exportação.
Tendência que tem crescido nos últimos anos, a indústria dos
produtos veganos e com preocupações sustentáveis, deverá ultrapassar US$ 21,4
bilhões até 2027, a uma taxa de crescimento anual de 5,1% nos próximos sete
anos, segundo pesquisa da MarketGlass.
Já no campo das exportações, a indústria de higiene pessoal,
perfumaria e cosméticos alcançou US$ 700 milhões em 2021, configurando um
crescimento de 14,9% em relação ao ano anterior. Dezembro foi decisivo para que
o setor fechasse o ano com superávit de US$ 11,6 milhões na balança comercial,
pelo segundo ano consecutivo, após 10 anos com déficit, de acordo com a
Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos
(ABIHPEC).
Segundo pesquisa mais
recente da Associação Brasileira de Salões de Beleza (ABSB), de agosto de 2021,
o momento é de leve recuperação do setor (6%), mas as empresas ainda apresentam
faturamento médio 50% abaixo do que tinham 2019, antes da pandemia.
O novo comportamento
dos consumidores somado à pandemia acelerou a transformação de muitas marcas em
modelos híbridos de negócios, o que tem gerado bons resultados. De acordo com pesquisa realizada pela
Neotrust - empresa que monitora 85% do e-commerce brasileiro - com os dados de
compra, o e-commerce brasileiro registrou faturamento recorde de R$ 161 bilhões
em 2021, uma alta de 27% em relação a 2020. Entre os produtos mais vendidos
entre março de 2020 e março de 2021, estão os das categorias Moda e Acessórios,
com 19% das vendas, e Beleza, Perfumaria e Saúde com 14,7%.
Fórum Educacional Hair
Brasil
Tendo a educação profissional como essência, a Hair Brasil lança
produtos, sinaliza tendências e promove negócios na área por meio de uma
programação completa de capacitação e atualização, com mais de 100
workshops, congressos, seminários e palestras, além de demonstrações de
importantes nomes do mercado ao longo dos quatro dias de evento. Os conteúdos
giram em torno de temas relevantes para a atuação no segmento, como cabelos,
manicure, maquiagem, negócios e gestão, barbearia, visagismo e dermopigmentação.
Entre as novidades desse ano, está o circuito
profissional de ondulados, cacheados e crespos, com curso totalmente
desenvolvido para atender as necessidades de atualização e especialização
técnico-prática em todos os campos da cosmetologia, ministrado por importantes
nomes desse segmento, como Wagner Ramos, Rubisnei Correa, Rose Ferreira e Cris
Carvalho.
Os
interessados em participar do Fórum Educacional Hair Brasil podem
adquirir os pacotes a partir de R$185,00. A programação completa e inscrição
pode ser feita pelo https://www.hairbrasil.com/pagina/forum-educacional-hair-brasil-2022
Serviço:
Hair Brasil 2022
19ª edição da Feira Internacional de Beleza,
Cabelos e Estética
De 26 a 29 de março de 2022, das 10h às 20h
Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333
- Vila Guilherme - São Paulo/SP
Mais informações em: https://hairbrasil.com
Bilheteria: https://hairbrasil.com/pagina/ingresso-profissional
Youtube da Hair Brasil: HairBrasil Profissional
- YouTube
Programação do Fórum: Fórum
Educacional Hair Brasil 2022São Paulo, 23 de março de 2022.